Catanduva enviou representante para o Congresso Internacional de Defesa do Consumidor, na quinta-feira, dia 12, no Memorial da América Latina. Na ocasião, também foi realizado o 34º Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo. Beatriz Trigo, coordenadora do Procon de Catanduva, participou do evento.
A programação reuniu especialistas e autoridades, que debateram temas como a oferta e a publicidade na sociedade capitalista contemporânea, o consumidor 4.0, altamente exigente, além da saúde e segurança, plataformas digitais e confiança, além de economia comportamental e a defesa do consumidor e o consumidor na era digital.
“O diretor executivo do Procon, Fernando Capes, salientou a necessidade do Procon se adequar ao novo tipo de consumidor, denominado numa das palestras como o consumidor 4.0”, comenta Beatriz, referindo-se ao consumidor da atualidade, que tem como marca registrada a reivindicação dos direitos e deveres dos prestadores de serviços.
O professor da Universidade de Chicago, Todd Handerson, reforçou que o consumidor espera receber por aquilo que pagou, para satisfazer as expectativas e ter a confiança no fornecedor. A relação de consumo, na visão dele, tornou-se mais dinâmica.
Também foi debatida a trajetória do Código de Defesa do Consumidor, que tem regras que devem ser seguidas pelo serviço público, o que consequentemente melhoraria a qualidade do setor privado.
Os secretários de Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, e da Secretaria Nacional do Consumidor, Luciano Timm, citaram a importância do Código de Defesa do Consumidor e o trabalho desenvolvido pelo Procon.
Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva
Fonte: Assessoria/Prefeitura